terça-feira, 20 de março de 2018

Dá que pensar

Aquando a fase final e a leitura da sentença no que diz respeito aos crimes de " Aguiar da Beira " foram algumas vezes que ouvi a defesa do homicida proferir a seguinte expressão " Estado de Direito Democrático ", mas afinal trocando por miúdos o que quer ela dizer ?!
Comunidade de cidadão politicamente organizada, mas também uma estrutura organizada de poder e acção. Uma estrutura organizativa a que chamamos Estado deve obediência ao direito – isto é, cria direito e vincula-se a ele. Este é o sentido que damos á expressão «« Estado de Direito»» e o Estado democrático ? Baseia-se na participação popular, tal participação que não se limita aos momentos eleitorais, implica também a participação activa dos cidadão na resolução dos problemas nacionais, o permanente controlo/escrutínio do exercício descentralizado do poder e o desenvolvimento da democracia económica, social e cultural.
Em pleno século XXI isto que se vive diariamente por terras lusas tem o nome de comunidade de cidadão ?! uau.....realmente não sei o que está errado, se é o Código Penal em Portugal, se é a cabeça das pessoas...Vivemos nós mesmo numa democracia ? ou na República das bananas ? senão vejamos, tudo e todos usam o direito á liberdade de expressão, aquilo alcançado através da revolução dos cravos. A verdade é que eu não faço ideia do " antes " , nem do " depois " , porque embora tenham só passado pouco mais de 4 décadas, GARANTIDAMENTE  que não era esta falta de respeito que se tem com o próximo....digo eu. Ontem como dia do Pai, 19 de Março, deu que pensar realmente neste mundo em que o meu filho é criado....embora eu lhe tente transmitir valores, aqueles que eu julgo serem os ideais, a sociedade está selvagem, muito selvagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário