domingo, 18 de outubro de 2015

1285 km - parte 3

a ultima vez que tinha estado nesta cidade apanhei uma chuva....bolas...parecia mesmo um turista, calções, máquina fotográfica ao peito, mochila ás costas e mapa nas unhas....mas desta vez vim de calças, óculos de sol, boné ......e claro munido de mapa...e com uma pontinha de sorte tive direito a guia !
Guimarães !
Chegado a Guimarães e enquanto caminhava para a praça de São Tiago mandei uma mensagem ao Vítor...amigo de alguns anos e que por motivos profissionais saiu do Alentejo e rumou á terra que é reconhecida como o berço da nação e da identidade portuguesa.
Classificada de património cultural da humanidade pela Unesco nos fins de 2001, Guimarães é uma cidade linda....
Vítor foi até á esplanada onde me encontrava, praça que conhece tão bem, foi ali que casou e batizou Maria....O tempo estava propicio para o passeio e aproveitei a companhia enquanto o mesmo fazia a legenda dos sítios por onde passávamos, ainda ironizou, dizendo que não fazia aquela voltinha a pé á pelo menos 2 anos......por acaso á 2 anos quando estive por terras vimaranenses também estive com o Vítor, e acabei por jantar na companhia dele e da esposa, mas com aquela chuva  nunca iria desafiar a andar á chuva...aliás, só mesmo eu para andar de calções enquanto chovia...
Regressando ao presente, saímos da praça de São Tiago e caminhámos pelo centro histórico....rua de comércio, desde a "Rua das Sapatarias", rua menos própria para mulheres pois a diversidade de sapatos, sapatinhos, botas, botins e sei lá mais o quê é de uma tentação....ui.....passámos pela Plataforma das artes, em tempos o mercado municipal....uma visita ao Castelo, passando antes pelo Paço dos Duques, mas com direito a pouco....tinha que pagar para visitar e não sou apologista desse tipo de turismo....se eu quiser ver o Bom Jesus em Braga, o Sameiro em Braga, o Mosteiro da Batalha e o Templo de Diana em Évora não tenho que gastar um tostão..


..antes de sair de Guimarães subimos á Penha e ainda coloquei umas moedinhas para acender umas velinhas " a pilhas " ...se é o que há, eu aproveito.....e está na hora de ir bater um almoço....vamos até ás Taipas comer a bela da Francesinha...Sónia, a esposa de Vítor ainda apareceu e juntou-se á mesa onde passámos a ser 5...deu discussão no final, todos queríamos pagar a conta !
Sai das Taipas e rumei ao Sameiro, aproveitando a Falperra, rampa conhecida entre os amantes de desporto motorizado e subi para visitar toda aquela zona.....momentos únicos.....fui até ao WC, e enquanto lavo as mãos vejo um senhor ai dos seus 80 anos de calças em baixo a caminhar e questionava outro colega " onde estás? tens papel ? levanta ai a mão para eu ver onde estás "  ......do Sameiro fui até ao Bom Jesus....subindo novamente até ao Sameiro para desfrutar da Falperra no sentido inverso, velocidade moderada claro, mas ainda assim deu para desfrutar das curvas e da paisagem...tudo registado pela camara própria para este momentos, bem fixa ali no vidro.....fui até casa e depois de um duche tomado, a Cidade de Braga espera por nós para jantar...a noite estava agradável para o passeio. Jantei na praça principal, optei por um bife á moda da casa na companhia de um fino ;-) .....
Ouço as badaladas que anunciam as 23h....amanha há mais.





Sem comentários:

Enviar um comentário