domingo, 4 de setembro de 2016

o dia a dia

06h15 toca o despertador....lavar a cara....desfazer a barba....tomar um duche....vestir as calças de ganga e camisa que ficaram previamente arranjadas no dia anterior...pequeno-almoço....café....lavar os dentes e são 07h00 saio pela porta de casa...entro ás 08h...mas não demoro 10 minutos até ao meu local de trabalho. Se nada de especial houver pelo caminho, pelas 07h40 já tenho a farda vestida....botas calçadas e arma no coldre.....ainda não são 08h da manhã e o carro já se encontra no exterior com todo o material no seu interior para mais um dia de serviço. São 08h horas de patrulha....o que vai acontecer nestas 8h ? sei lá, cada dia é um dia diferente....posso ir durante a manha a um local que tenha sido visitado pelos amigos do alheio durante a noite anterior....tomar diligências para que um animal seja retirado da via pública.....deslocar-me a um acidente de viação....ser solicitada a minha presença em qualquer local devido a alterações de ordem pública....deslocar-me a um local por uma situação de cadáver......deslocar-me a um monte isolado e conversar com quem ali habite...onde a única visita que tem é do padeiro e da GNR, pois a a sua família á muito que o esqueceu.....ir na rua e ser abordado pelo António que afirma que o seu vizinho Manuel não limpa o quintal.....receber chamada via rádio a dar conhecimento de supostos burlões na ZA e encetar um seguimento para os identificar....são 8h sempre diferentes e que se tudo correr bem, tenho uma hora de almoço....e se correr melhor ainda pelas 16h15 estou a tirar a arma do coldre.....mas pode não correr e pelas 17h estar ainda a esticar fita devido a um acidente de viação....ouvir testemunhas derivado a um incêndio....ou qualquer outro tipo de ocorrência.....e sem ter almoçado. Se é possível ? sim....mas não vamos dramatizar. Tomo um duche....vou para casa....onde chego pelas 17:30...18h....se conseguir dou uma corrida....ou faço um mini treino de calisténicos....pois pelas 19:30 estou a dar banho ao puto...a tentar jantar pelas 20:30....para sair de casa pelas 23h00....e não é para um café com os amigos, é para patrulhar para mesmo das 00h00 ás 08h00....onde descansei das 06h15 até ás 00h ?! no duche....onde me limitei a sentir a água a cair pelo corpo. Existem noites mais duras que outras....e pelas 09h da manhã poderei estar a meter a chave á porta.....onde o cansaço é notório mas o sono é algo que pode ser compensado, ou não....depende dos afazeres diários que estiverem pendentes. Como alguns iluminados dizem "tens o dia por tua conta" .....ui....então e a noite que eles tiveram para descansar ?! não me venham dizer que de dia se tem a mesma qualidade de sono.....tudo isto porque.... " 08h de carro a andar a passear para um lado e para o outro..." ...epá, uma coisa é certa, eu não sei o que é ser.....não sei o que é ser professor.....não faço a mais pequena ideia do que é ser funcionário de uma dependência bancária....segurança social....ou até postos de correio....e como não sei, não opino sobre a "dureza" sobre esses empregos....não sou empregado de bancada onde tenho um palpite sobre tudo....e que terei sempre mais razão do que outro qualquer.
Poderei ter uma patrulha santa onde me limito a rir de alguma bacurada que ouço no rádio (música) ...se o mesmo trabalhar......como posso ter uma patrulha de certa forma atribulada onde perder a vida é o expoente máximo, visto que já fui alvo de agressões em serviço....e ainda assim....não opino sobre o teu trabalho, emprego, gostaria então de pedir, não fales do que não sabes, pois o que para ti pode ser somente uma piada, para mim pode ser mais um palpite....daqueles que ouço praticamente todos os dias sobre o que é pertencer ás forças de segurança...e disso, disso estou farto até ás orelhas. O que me vale no meio de isto tudo, é ter a possibilidade de exercer funções que de certa forma me garantem o prazer de sentir útil em prol de alguém....servir o próximo....e garantir que tu vais descansado na rua....podes ir com a tua filha ao parque....ir com os teus amigos á bola....e ainda sair á noite para sacar umas gajas....naquele dia em que fazes anos....ou em outro feriado qualquer em que estás em casa e decides ir passear...lembra-te que durante a viagem poderás passar por mim...ali...fixo ou móvel, mas a tentar garantir que faças uma viagem tranquila....sabes o valor que dás a isso? muito pouco....muito pouco porque julgaste que andar a passear 08h de carro é fixe....06h a mandar parar carros é altamente e nem provoca fadiga....onde o estado emocional psicológico por não saires a horas....veres alterada a tua escala de serviço por questões de serviço de um dia para o outro....teres uma ocorrência que te vai tirar o sono durante dias....semanas...ou até anos, que pode ser para o resto da vida, isso não te interessa....onde eu poderia dizer "que se foda o que tu achas".....mas não, só posso sorrir de forma amarelada, e não por motivos tabagistas.....tu sabes lá.....


Onde és bombeiro porque tentas ajudar no combate a um incêndio...padre porque ouves....médico porque te pedem diagnósticos....juiz porque tens de ponderar...advogado porque tens de saber responder ás questões que te são feitas sobre Penal e Processual Penal....Super herói porque o desespero de quem te chama é tanto que só alguém com capa o pode salvar....e surdo...par muitas vezes não ouvires as criticas que te são dirigidas...as ofensas que fazem á tua pessoa bem como ameaças que te surgem, a ti e aos teus....tanta coisa que te é pedida quando és só um....sabes porque razão não falo sobre a cada hora teres uma pausa de 10min para café....embora tenhas que mudar de sala e ir buscar o livro de ponto, etc e tal.....porque não sei o que é ser professor....e como não sei, não opino....podendo somente questionar de forma a saber só mesmo como funciona o teu dia, se quisesse saber claro. Fazes-me um favor ? Mete-te na tua vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário