terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Espargos....comboios....e muita nostalgia


Saiu de casa pelas 11h para ir aos espargos….quando o encontrei disse-lhe que já não tinha idade para aquelas andanças, e ele confirmou, disse que devia ter sido a ultima vez a sair para apanhar aquelas “ ervas selvagens “ …
 a quem me refiro, ao meu avô….olhando para os espargos ocorrem-me várias ideias….uma omelete de espargos….humm…..tão bom….migas de espargos…nossa, que delicia….e um dia que me encontrava de serviço e cai uma chamada a dar conhecimento da existência de caçadores furtivos….ai vai a malta toda de “roda” no ar…coletes balísticos….munição na camara….nossa….ainda deu tempo para ver uma viatura de apoio ficar pelo caminho….não interessa, não sou mecânico …..e continuamos viagem….chegados ao local e depois de “varrida” a zona……eram 3 indivíduos que andavam a apanhar espargos…..ao que identificados e tal…o produto tem de ser restituído ao habitat natural…pois a dona assim o exigia…eis que um dos meus pergunta “ o que é espargos? “ …..o rapaz não tem culpa…lá na terra dele só há chanfana…..”blhac”…i hate chanfana, só o cheiro….por favor…mas regressando aos espargos, restou-nos ir apanhar espargos para ele provar aquela iguaria….mas voltando ao meu avô, regressei com ele a casa por um caminho que á alguns anos atrás era um caminho de ferro…
 
.aqueles quilómetros foram alvo de muita conversa enquanto ele ia caminhando com a sua bengala ao mesmo tempo que contava as suas histórias…e eu que ia recordando durante a minha infância a minha ida ali á “linha” levar o meu avô….á locomotiva, sim ele era empregado da CP….adoro o campo…a natureza…e ali onde fui criado é o descanso total…recordo muitas das minhas vivências.

No caminho houve direito obviamente a algumas paragens para o avô descansar…e claro, quando chegou á quinta foi dar um cafuné ao Eros….que é tratado com muito carinho por todos ali…

Sem comentários:

Enviar um comentário