terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pai

Sempre fui um tipo ligado ao desporto e um dia vi uma publicidade de uma prova na capital em que um atleta tinha o filho á sua espera na meta de uma prova, vulgarmente designada por corrida, onde notoriamente senti alguma coisa no ar. Naquela altura eu próprio estava para ser pai e decidi inscrever-me naquela corrida, nunca havia feito tal coisa, mas sei lá, senti que o devia fazer. Completei a prova com êxito e desde então tento cumprir sempre o objetivo de terminar uma prova em que me inscreva. Infelizmente esse meu filho não está hoje entre nós, circunstancias da vida, que simplesmente não desejo a ninguém. Dizer que nem ao meu pior inimigo o desejo? eu quero é que os meus inimigos se F ! Passados alguns anos fui pai, e ainda durante a gestação do mesmo decidi deixar de usar barba em virtude de querer que o meu filho sentisse a minha pele aquando o seu toque no meu rosto, e claramente eu sentir a pele dele. Há quem diga que o clique de um pai surge quando o recém nascido agarra no dedo do pai, ainda na maternidade, pois, não sei. Opinião minha, o clique vivo-o todos os dias desde que o ouvi chorar pela primeira vez, onde estupidamente eu o acompanhava, nem sei porquê. Haveria algum ambientador de cebola por ali ? Desde então os meus horários nunca mais foram os mesmo no que diz respeito á prática de exercício físico, onde dei por mim a ir correr ás 22h depois de ele estar a dormir ou pelas 05h depois de lhe trocar a fralda e aconchegar para continuar os seus belos sonhos. Sempre fui de me levantar cedo e hoje dou por mim em dias de folga ou férias deitado pelas 09h enquanto o vejo a dormir. Confesso que a parte preferida do meu dia será quando lhe dou banho, é um momento só nosso, onde já tenho de usar touca e óculos, pois é algo que ele gosta de partilhar comigo, a água claro. Desde a sopa, fruta, deixar dormir, tudo vai passando por mim quando tem de ser, e o tem de ser não é visto, nem nunca foi visto como uma obrigação. Ainda agora o tenho aqui ao meu colo depois de preparar já a mesa para o seu lanche!

Já tive episódios de alguma aflição como todos os pais, quando falamos de sintomas, sinais, de possíveis doenças, virus, mas tento manter a calma e não "panicar". Ser Pai não é só ter alguém registado como seu filho, ter o nome na parte de trás do cartão de cidadão de alguém. Ser Pai não é dizer "o teu filho está a chorar" , não é dizer "ele deve ter cocó", não é dizer nada, é simplesmente demonstrar com atitudes, é ser Pai.Tenho alguns valores que gostaria de incutir ao meu filho, e acredito que o consiga fazer, acredito que ele consiga dar continuidade a uma boa visão e prospeção do que é ter esperança por um mundo melhor.

Bom e fico por aqui que o meu Mangas quer ir lanchar.

Sem comentários:

Enviar um comentário